top of page

Falando sobre a BNCC

  • Foto do escritor: Maurício Mafra
    Maurício Mafra
  • 15 de jun. de 2017
  • 5 min de leitura

Atualizado: 28 de mar. de 2020


A Base Nacional Comum Curricular ou BNCC é o projeto mais atroz que nossa educação poderia sofrer. Caso esse projeto seja efetivado será a morte de nossa educação e já lhes digo os porquês. Mas antes quero apresentar partes do projeto em si. O projeto começa a se intensificar nos Governos do PT, porém ele vem desde os governos do PSDB, ambos partidos de esquerda, ou seja, partidos centralizadores do poder.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Aplica-se à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), e indica conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade.

A BNCC assume que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza” (BRASIL, 2013)

Irei analisar esses dois trechos detalhadamente para tentar mostrar a aberração que é esse projeto. E deixarei o link para que cada um possa conferir. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf

"A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo", o que se entende por normativo é um conjunto de regras corretas a serem seguidas, ou seja, da a visão de que o projeto é bom, bem elaborado, construído para melhor atender as necessidade, enfim, que deve ser seguido por todos como uma verdade, dessa forma o BNCC deve ser o novo documento a ser seguido por todos, como uma norma padrão.


"Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais", orgânico e progressivo entende-se que se comporta como algo vivo e que vai evoluindo de acordo com o tempo, de forma que pegue o "essencial".

"todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica." Dessa forma todos os alunos devem passar por esse processo, e repito, TODOS os alunos do BRASIL deverão ser passados por esse documento, sem exceção.

"Aplica-se à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996)", bom então ele baseá-se em uma lei de 1996, sendo a mesma a estrutura de base no qual se erguerá a BNCC. Tal lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Se alguém ainda não consegue ver o perigo digo na minha discussão.

"Indica conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade." Da mesma forma que já havia falado, TODOS os alunos deverão aprender ou desenvolver os conhecimentos iguais ao longo do processo da educação.

"A BNCC assume que a 'educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza' (BRASIL, 2013)", ou seja, a educação propostas aqui deve ser a de afirmar os valores e estimular ações dos alunos, que serão TODOS os alunos.

Discussão

Se notarem bem quando fala-se Base Nacional Comum, quer dizer que toda a nação terá algo em comum, como uma moeda, uma língua, seja na esfera pública ou privada, etc. Então Base Nacional Comum Curricular é toda a nação compartilhando de algo em comum em todas as esferas, dito de outra forma, tanto na esfera pública ou privada vai ser obrigada a usar esse documento como seu currículo. Mas não ache que antes não era assim, a estrutura base vem desde o século passado com uma constituição muito interventora, sendo ela obrigada a dar tudo, desde casa, saúde, educação, etc. Isso não é só um comando absurdo como a alienação total de todos os que passarão por esse ensino, os atuais jovens já sofrem desse mal, porém alguns ainda conseguem sair dessa malha, contudo com essa BNCC a malha será mais fina de tal modo que não creio que alguém consiga sair sozinho.

O argumento que defendo é que a liberdade de ensino deve ser dado aos pais e não ao país, pois a família é a o real detentora do saber, são a espinha dorsal de qualquer sociedade, e com esse projeto o país o substituirá. O problema é que sendo o pilar fundamental da sociedade, a família existira e existirá mesmo sem a sociedade, mas uma sociedade não existirá sem famílias. Portanto submeter a toda uma nação a mesma coisa será negar a existência da família, levando a própria destruição de sociedade ou o colapso dela. Isso tem que ser tão obvio que qualquer um que defenda tal projeto ou defenda partes dele não deveria ser considerado educador, deveria sim ser considerado um doutrinador. De tal forma que, eles não querem a liberdade e sim o aprisionamento da educação para se manter no poder.

Para tornar mais claro essa visualização imagine o seguinte, como faremos para tornar o tamanho de palitos iguais? Não se pode esticar o menor, pois eles possuem tamanhos fixos, então irá cortar todos os outros com o tamanho do menor, só assim conseguirá igualá-los. Essa analogia é quase perfeita, pois é assim que eles igualarão a educação, pelo pior. Não é atoa que nossa educação vem definhando ano após ano.

De nenhuma forma a esfera federal, estadual ou municipal deve ditar o que quer que seja sobre educação, e sim você Pai e Mãe. São vocês os pilares da educação, é só com a ajuda de vocês que esse país pode melhorar. Dessa forma uma escola no mesmo bairro pode apresentar uma certa metodologia, por exemplo, e outra no mesmo bairro uma outra metodologia totalmente diferente, e dessa forma é fácil observar qual das escolas formará melhores alunos, no qual uma ganhará mais credibilidade e a confiança, tanto ela como seu método ou seja lá o que for que deixe ele melhor que as demais. Portanto uma sociedade livre de interferência estatal na educação é uma sociedade próspera e inteligente, pois ela pode facilmente reconhecer o que trás mais benefícios para ela.

Logo um estado corrupto como o nosso atual não é digno de produzir algo para o que quer que seja, quanto mais a educação, algo tão complexo e fundamental. Dessa forma eles não possuem honestidade, honra, sinceridade, caráter, enfim, nada do que é necessário para ditar qualquer parâmetro que seja em qualquer esfera governamental, seja ela do público ou privado. E mesmo que fosse digno de tal façanha será imprudente, a menos que uma técnica seja aprovada por boa parte da população e a partir dela que seja implementada nas escolas públicas, e não as ordens partir de cima para baixo.

Então projetos como Escola Sem Partido, HomeSchooling são de fundamental importância para nossa sobrevivência educacional, não que elas sozinhas vão resolver, muito pelo contrário, elas abrirão as portas para uma educação. Dessa forma uma maneira de ajudar a educação será ajudar esses projetos, como os mencionados, e talvez o meu, se eu for capaz de tal façanha. Ao menos eu estou determinado em encontrar as raízes do problema e destrinchá-lo para melhor observação, de tal modo que qualquer um possa ver, e possa a fazer o que achar melhor.


 
 
 

留言


Trabalho realizado por iniciativa própria.  2017

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page