Divisão da educação
- Maurício Mafra
- 15 de jun. de 2017
- 4 min de leitura
Em meus estudos sobre educação percebi que há uma complexidade de variáveis que se inter-relacionam, sendo assim precisei dividir essas variáveis para melhor estudar o assunto, onde chamarei de componentes de educação. Essa divisão foi feita principalmente para visualizar os principais componentes que precisam ser melhorados em nossa educação, também para motivos didáticos, ou seja, para uma melhor explicação tanto para mim quanto para quem lê ou tenta refletir sobre. Deixando bem claro não se trata de um estudo acadêmico, mas de cunho informativo ou ilustrativo, servindo para delimitar os pontos fundamentais, visto por mim, para uma melhora da nossa educação. São esses componentes divididos em Currículo, Metodologia, Instituição, Administração, Capacitação e os Objetivos. Fiz também essa divisão dessa forma, em componentes, para facilitar a esquematização de seus sub-tópicos, bem como para observar as relações entre um e outro, da forma que o raciocínio flua de forma mais eficiente.
Os componentes são delimitados por conceitos conhecidos pela maioria das pessoas que estudam o assunto, como para aqueles que já participaram do ensino ou participam de alguma forma e refletiu um pouco sobre, sendo de simples compreensão. Como há relações entre os componentes são como zonas de transição, sendo essas zonas não muito bem delimitadas, então minha divisão pode haver erros, desde já aviso para que não tomem como modelo, se é que qualquer pessoa de bom senso vá fazer isso. Sendo o objetivo principal dessa divisão facilitar a observação dos campos distintos da educação, como suas zonas de transição e suas interações.
Deixando de ante-mão que falarei separado sobre cada um desses componentes em outras postagens, e aqui darei apenas um breve resumo e um exemplo, para que fique claro do que se trata.
Currículo: O currículo corresponde a área de abrangência do que o aluno deve aprender em um determinado período de tempo, dito de forma mais detalhada, o que o aluno deve saber para que atinja um nível de conhecimento e passe para um nível superior que abra novos pontos de conhecimentos como uma progressão. Dessa forma pode-se saber que o currículo deve ser um dos principais componentes a serem estudados por qualquer pessoa que queira saber sobre educação. Pois, se um currículo for muito denso, o aluno pode se sentir intimidado ou não terá capacidades reais de avançar no assunto, frustando-o a ponto de não querer aprender tal assunto, ou o currículo pode ser muito fraco, não tendo reais dificuldades para o aluno, frustando-o da mesma forma, pois não haverá estímulos suficientes para que ele engaje nos estudos.
Metodologia: A metodologia corresponde a área que definirá como o assunto será aplicado, de acordo com certa didática ou forma de ensinar, também compreende parte da interação professor-aluno, sendo essa interação fundamental para a construção do ser pensante. Então algumas metodologias são a tradicional ou liberal, progressista, tecnicista, construtivista, etc.
Instituição: A instituição corresponde ao local onde os alunos e os professores estarão inseridos fisicamente, ou seja, o ambiente físico onde os alunos estão situado para aprender determinado conteúdo ou seja lá o que for. Sendo algumas instituições como o homeschooling, escola básica, universidade, colégio, etc.
Administração: A administração nada mais é do que a parte econômica da educação, sendo ela não exclusiva da área de educação, porém possui características próprias e que deve ser sim estudadas por aqueles que tem interesses na educação. Sendo subdividida em gerenciamento, coordenação e terceirização.
Capacitação: A capacitação faz referência ao tutor ou professor, a princípio subtendi-se que o professor já foi educado por alguma metodologia, em um certo currículo, etc. Mas estou tentando resgatar a educação no ponto inicial, como se ela fosse nova e precisa-se fazer algo para levá-la à um patamar elevado, o que leva a crer que esse estudo é a base e que nele podemos observar coisas fundamentais. Se eu conseguir estarei muito satisfeito. Sendo as qualificações da capacitação a vontade, vocação, profissionalismo e instinto.
Objetivo: O objetivo é o alicerce da educação, deveria estar no centro principal do estudo da educação, ou seja, qual é o verdadeiro sentido de educar, sendo essa pergunta a mais fundamental. Contudo, por essa ser complexa e até filosófica demais para minhas pretensões, deixei ela por último, onde faremos o sentido inverso até chegar no ápice ou na cereja do bolo que é, qual é o objetivo da educação? Subdividi os objetivos em educar, ensinar e armazenar.
Dessa forma pretendo mostrar o panorama que eu vejo como os problemas fundamentais da educação, tentando dar algumas formas de como melhorar cada componente, ou ao menos direcionar à possibilidades melhores, o que será a exclusão imediata dos piores.
Para deixar claro meu objetivo aqui não é dar respostas para um futuro melhor, onde a educação será um mar de flores caso sigam as idéias propostas ou os pontos que defenderei, isso aqui servirá de base para que ao menos enxergarmos o problema e assim possamos, realmente, melhorar nossa educação. Fazendo uma analogia, esperar que alguém resolva o problema educacional brasileiro dando formulas prontas sem analisar o problema verdadeiro será como um médico receitando um medicamento ou uma cirurgia sem analisar o paciente. Dessa forma quero primeiro conhecer o paciente, enumerando os possíveis defeitos e o que se pode fazer para melhorar.

Comments