Uma breve análise das artes liberais
- Maurício Mafra
- 5 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de abr. de 2020
Ao longo do curso de pedagogia pouco ou nada se fala sobre as artes liberais, caso alguém já tenha ouvido falar ou saiba do que se trata, entende o que se perde sem ver tal assunto. Vou delinear alguns pequenos pontos do que seriam as artes liberais para que os assuntos vindouros tenham alguma base de conhecimento.
Primeiro a análise do morfológica, artes liberais indica que as artes podem libertar ou as artes que libertam, também tem o sentido de arte dos livros. Arte no sentido de beleza, que exercita o intelecto e a sabedoria para o bem. Para saber o que é belo ou não já precisa-se conhecer algo, ao menos o que é feio e bonito, sendo esse padrão reconhecido pela sociedade. A liberdade será feita mediante o conhecimento do belo. Os livros são meios seguros de obter a beleza como a liberdade.
Ela consiste em sete programas de estudo, podemos dizer sete disciplinas. O objetivo é a formação de seres humanos, homens e mulheres capazes de entender a verdade. Sendo esses 7 assuntos a gramática, a lógica, retórica, aritmética, música, geometria e astronomia. Os três primeiros são chamado de Trivium e são a base para o Quadrivium, que viria logo após os estudos.
A ordenação não foi idealizada, ela segue uma ordem verdadeira do conhecimento, pois temos que aprender a ler (gramática), logo após usá-la para descobrir alguma verdade por meio de raciocínios (lógica), então a usar a seu favor (retórica), sem isso pouco podemos mediante as dificuldades que há em ser um ser humano livre. Depois vemos a aritmética para sabermos contar, a música que seria a aplicação da aritmética no mundo real, ou seja, a perfeição da aritmética. A geometria para mensurar, e a astronomia, que seria seu uso no mundo real. Daqui vemos os princípios da ordenação dos estudos científicos modernos, mas que sem essa base ficará apenas como um decoreba.
Portanto o estudo das artes liberais pela pedagogia seria mais do que necessária, tanto pela perspectiva histórica, como metodológica e teórica Acompanhe a seguir o relato retirado do Relatório de Yale.
"Diminua-se o valor de uma educação acadêmica, e a difusão de conhecimento entre as pessoas cessaria, o nível geral de valor intelectual e moral cairia, e nossa liberdade civil e religiosa seria colocada em risco por causa da desqüalificação última de nossos cidadãos para o exercício de direito e do privilégio da democracia." (A educação superior e resgate intelectual - O relatório de Yale de 1828)
Mostrarei em detalhes os métodos contido no Trivium em publicações posteriores.

Comments