top of page

Curso de Leitura e Escrita Ativa: Introdução

  • Foto do escritor: Maurício Mafra
    Maurício Mafra
  • 23 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

O curso de Leitura e Escrita Ativa visa mostrar a nossa cultura Ocidental através de seus maiores livros. Caracterizar a cultura Ocidental será necessário para nosso estudo, pois a partir da idéia do que somos e de onde viemos poderemos tirar a conclusão lógica para onde vamos, assim podemos dividir a civilização em três pilares, 1) a filosofia grega, 2) o direito romano e 3) a religião, moral, cristã. Temos então a cronologia histórica, e dela partirá nossas leituras e análises.

As perguntas cruciais são: por que estudar os maiores livros ocidentais? Quais vantagens se adquire lendo e escrevendo sobre tais temas? Se há vantagens elas serão úteis no dia-a-dia, no emprego, na escola ou aonde eu estiver? Vamos então uma a uma.

Primeiro, se tais livros foram lidos, relidos, refeitos, conservados e estão presentes durante os mais de dois mil e quinhentos anos de nossa civilização é porque nossos antepassados viam nesses livros algo especial, em uma época onde se escrevia em pergaminhos à mão, e apenas alguns escritos foram passados à posteridade, esses tinham algo de especial. Cabe a nós sabermos a importância deles e aplicarmos no nosso cotidiano.

Segundo, as vantagens de tais livros sobre os demais se dá pela forma, façamos uma reflexão. O que diferencia uma foto sua bonita ou feia? Porque você publica uma foto apenas de dez que tirou? Certamente a pessoa, você, é a mesma, o que te fez escolher uma em detrimento de outra? A resposta de tudo é a FORMA. Depois de analisada algumas posições você percebe alguns formatos melhores que outros, então uma posição é escolhida em detrimento de outras e assim você repete essa mesma posição em diversas fotos durante anos até. O mesmo se dá na leitura e escrita, determinadas formas de escrever e de ler são mais elegantes do que outras, e valem a pena serem lidas, mesmo que haja discordância em relação à beleza. A vantagem que se adquire é a percepção do que é belo, sendo este eterno. A divindade é perfeita, logo, bela. Distinguir entre o belo e o feio é crucial para qualquer atividade, principalmente para a sanidade, e consequentemente para a liberdade.

Terceiro, não se pode, como se faz no ensino comum, por tudo em caixas, na verdade não se pode alocar as atividades humanas, diárias, em categorias fixas. A leitura de Homero pode servir pouco a um catador de lixo, a menos que ele cante seus versos, enquanto trabalha, para os demais ouvirem e assim dê a beleza necessária a essa atividade, pode servir pouco ao médico, porém quando este trata com pacientes precisa de um linguajar especial ou um chamado para o dever, assim como Aquiles ou Heitor que foram chamados pelos Deuses para exercer certa atividade, e aí esse médico saberá como tratar seu paciente da melhor maneira possível. De todo modo, a leitura dos clássicos não dará resultados imediatos, não somos como animais que comem para o abate, somos animais que se deliciam com a comida, assim sendo esses livros nos darão, no momento oportuno, a oportunidade de sermos seres humanos.

O que há de comum nesses notáveis escritos é o percurso que o homem passa, das maiores provações à completa exuberância, assim como Dante percorrendo e aprendendo com o exemplo das pessoas no Inferno, Purgatório e Paraíso. Ou pelas memórias de um grande chefe de Estado, Churchill, que lutou e venceu, aquele que foi a pior desgraça do século passado, o Nacional-Socialismo.

O objetivo último deste curso é trazer a humanidade e a liberdade para cada indivíduo, mas não uma liberdade anárquica, a liberdade com a mais bela, rica e notável forma que nossos antepassados nos deixaram.

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.

Trabalho realizado por iniciativa própria.  2017

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page